8 de junho de 2010

Colheita feliz, de RSS

Seu blog fala. A língua que ele fala se chama RSS.

Outros sites também falam essa língua, que é um tipo de Esperanto dos sites por aí afora. Uma linguagem comum.

Segundo Eduardo Morais, RSS é a abreviatura de Really Simple Syndication. Linguagem standardizada que permite que um weblog disponibilize parte ou a totalidade do seu conteúdo para que este possa ser integrado noutros sites, ou lido com software especializado. Existem diversas 'versões' de RSS, como 0.91, 1.0 ou 2.0, que não significam (ao contrário do que é comum com software) a superioridade de uma sobre outra, mas sim standards ligeiramente diferentes, devido ao fato de o RSS não ser um protocolo desenvolvido por um só organismo - disto resulta que 0.91 e 2.0 são semelhantes, e o RSS 1.0 muito diferente destes. Saiba mais aqui.

Na prática, o RSS é uma forma de:

  • Lermos muitos sites de uma vez de forma organizada e produtiva
  • Publicarmos nosso conteúdo num formato que pode se espalhar pela rede



Na busca de informações relevantes para o desempenho do ofício de criar sites, o RSS é o cara. Existem vários softwares que servem de "Agregadores de RSS", não vamos listar aqui, mas vamos partir logo para saber como funciona o Google Reader.

Se você tem uma conta no Gmail e já criou um blog no Blogger, o Google Reader é o seu próximo item da longa lista de ferramentas que irá usar. Com ele você pode:

  • Organizar o RSS dos sites que você acompanha
  • Mandar um post interessante por email para seus contatos
  • Compartilhar os post que você gostou numa página criada pelo sistema
  • Enviar para o seu blog um post de forma automática, ou quase!
Comece acessando sua conta do Gmail e procure no canto superior esquerdo o link para o Reader, como na imagem abaixo.

Ou então vá direto ao link, http://www.google.com/reader.


A imagem acima é do meu perfil no Google Reader, repare que em algumas inscrições existem mais de 1000 itens a serem lidos!

Para começar a seguir alguns sites, que tal seguir este! Na coluna da esquerda do blog existe uma seção chamada "Assine o Feed RSS". Clique no link "Postagens" e depois no botão "Add to Google".

Com isso você será encaminhado para uma página do Google onde irá escolher em qual canal quer receber os posts deste blog, na sua página inicial do Google ou no Google Reader. Clique no botão "Add to Google Reader".

Uma outra forma de acrescentar o RSS de um site ao Google Reader é através da inserção do endereço do RSS no campo "Adicionar Inscrição", que fica no canto superior esquerdo, logo abaixo da logo.


Pronto, você já acrescentou sua primeira inscrição no Google Reader. Os posts deste blog irão aparecer mais ou menos assim...

Explore o Google Reader, insira os blogs dos seus colegas de turma e vá se familiarizando com o sistema. Nos próximos posts daremos dicas de sites interessantes para você acompanhar. Ou então comece já a sua colheita de RSS pela internet afora!

Dúvidas, comente!

blog comments powered by Disqus