29 de junho de 2010

Configurando uma conta no Google Analytics

O Google Analytics é a solução de análise da web de cunho empresarial que fornece a você uma ótima visibilidade do tráfego e da eficiência do marketing do seu website. Recursos avançados, flexíveis e fáceis de usar permitem que você veja e analise dados de tráfego de uma maneira totalmente nova.

Acompanhar as visitas ao seu blog ou site é fundamental para verificar o desempenho das suas ações visando aumentar as visitas e atingir seus resultados. Para isso iremos configurar uma conta no Google Analytics que será usada para monitorar os blogs e sites que você irá criar daqui para frente.

Siga este passo a passo para configurar sua conta:


1 - Acesse o endereço http://www.google.com/analytics e clique no link "Inscreva-se agora".






2 - Na página seguinte, entre com seu login e senha do Google.








3 - O sistema irá apresentar a tela de apresentação do Google Analytics e uma caixa de inscrição. Clique no botão "Inscreva-se", ou "Sign up", se estiver em Inglês.




4 - Em seguida, informe os dados do seu blog, que será monitorado pelo Analytics, conforme a imagem abaixo: a URL do blog, o nome que você irá usar para identificar o blog, o país e o fuso horário do blog. Clique no botão "Continue".







5 - Na página seguinte informe seu sobrenome (last name) e nome (first name), seguido do país onde se encontra. Estes dados serão usados nos relatórios gerados pelo Analytics.






6 - A página seguinte mostra os termos de serviço. Após ler, marque a caixa de confirmação e clique em "Criar nova conta", ou "Create New Account" se estiver em Inglês.









7 - O sistema irá apresentar o código que você irá inserir no blog, conforme a imagem ao lado. Clique na caixa que contém o código e selecione todo o conteúdo (CTRL+A) e em depois copie (CTRL+C).











8 - Vá para o Painel do Blogger. Clique na aba Design para vizualizar os gadgets do blog.

9 - Iremos acrescentar um gadget no rodapé do blog. Para isso, clique no link "Adicionar um gadget", conforme a imagem ao lado. Isso pode mudar de acordo com o layout do seu blog.








10 - O sistema irá abrir uma janela com a lista de gadgets disponíveis. Selecione o "HTML/Javascript".












11 - Cole o código no campo "Conteúdo". O ideal é que este bloco fique sem título, mas o Blogger criou uma regra que todo bloco tem que ter nome, então engane o sistema colocando no campo "Título" o seguinte texto:

<h2></h2>

Dizem que esta regra será retirada em breve. A janela de criação do gadget deverá ficar parecida com a imagem ao lado.



12 - De volta ao painel do Blogger, o gadget deverá aparecer conforme a imagem abaixo.


13 - Volte à página de configuração do Google Analytics e clique no botão "Salvar e concluir", ou "Save and Finish" se estiver em Inglês. O sistema irá apresentar a tela de administração dos sites no Google Analytics, conforme a imagem abaixo.


Dica: Se o idioma da página de Visão Geral do Google Analytics estiver em Inglês, o que acontece com frequência, você pode alterar o idioma. Na página em Inglês, clique no link "Settings" no alto da página, à direita. No item Language, selecione "Português (Brasil)" e clique em "Save".

Pronto, sua conta está configurada e seu blog já está cadastrado. Na Aula 6 do Curso Web Faveni iremos conhecer os detalhes do Google Analytics. Assista também este vídeo com uma forma diferente de fazer essa mesma configuração.

Quem terminar a configuração, avise aí nos comentários!

blog comments powered by Disqus