26 de junho de 2010

Google Ferramenta para Webmasters

Na aula 3 do Curso Web Faveni fizemos a inclusão do blog de teste na Ferramenta para Webmasters do Google. Imagino que vocês já devem ter visitado novamente este serviço para ver que dados o Google está trazendo sobre o seu blog.

Vamos revisar o passo a passo de como foi feita essa configuração e analisar alguns dados iniciais deste blog que você está lendo agora. Lembrando sempre que esse procedimento servirá para que você acompanhe qualquer site que você for fazer, independente da plataforma a ser usada.

Adicionar um site

Primeiro acesse a URL do serviço: https://www.google.com/webmasters/tools. Informe seu login e senha do Google para que você se conecte ao seu perfil.

Para adicionar um site ou o seu blog, clique no botão "Adicionar um site..."

O sistema irá solicitar a URL do site que você quer adicionar. Informe a URL e clique em "continuar".

Se você estiver adicionando um blog feito no Blogger, automaticamente o sistema irá reconhecer que você é o proprietário do blog e irá efetuar o cadastro com sucesso. Você verá uma página parecida com esta abaixo.


Se você estiver adicionando um site feito em outra plataforma, ou um blog do Blogger numa versão mais antiga, o serviço irá solicitar que você comprove que o site é de sua autoria, ou que você é o responsável pelo site. Isso é feito para que as informações a respeito daquele site sejam visualizadas por quem tem o direito de acessá-las e não uma pessoa qualquer. Iremos tratar dessa situação num próximo post. Por enquanto vamos analisar os dados que temos a nossa disposição relacionados ao blog de teste que adicionamos durante a aula 3.

Dentro da própria Ferramenta para Webmasters existe uma extensa documentação a respeito de cada seção, que pode ser acessada na lateral esquerda da tela, num bloco chamado "Ajuda com:". Leia os textos apresentados ali para informações mais detalhadas a respeito de cada funcionalidade do serviço.

Desde o dia em que este blog foi adicionado o Google coletou algumas informações. Vejamos alguns exemplos:

Consultas de pesquisa
No menu lateral, clique em "Seu site na web" e depois em "Consultas de pesquisa". A página "Consultas de pesquisa" oferece informações sobre as consultas na Pesquisa na web do Google que retornaram páginas do seu site, incluindo:

  • Consulta: Os termos de pesquisa mais comuns que retornaram páginas do seu site.
  • O número total de pesquisas na Pesquisa na web do Google que retornaram páginas do seu site em um período específico.
  • Impressões: o número de vezes que as páginas do seu site foram visualizadas nos resultados de pesquisa.
  • Cliques: o número de vezes que a listagem do seu site foi clicada nos resultados de pesquisa para uma determinada consulta.
  • CTR (taxa de cliques): a porcentagem de impressões que resultaram em um clique para o seu site.
Aqui é possível analisar o desempenho do seu site, inclusive determinar a posição na página de resultados de pesquisa em que o link para o seu site aparece. Se o seu site não aparece em primeiro lugar em nenhuma pesquisa, é sinal que você tem trabalho a fazer!

Links para o seu site

Esta página mostra as URL onde existem links para o seu blog. Esta página serve para:
  • Monitorar a difusão do seu conteúdo pela internet
  • Saber quem está apontando um link para você
  • Analisar se os sites que apontam links tem um bom Pagerank, pois isso é um dos itens que ajudam o seu site a se posicionar melhor nas pesquisas.
Palavras-chave

A página "Palavras-chave" lista as palavras-chave mais importantes encontradas pelo Google ao rastrear o seu site. Quando analisada com o relatório das Consultas de pesquisa, a página oferece ideias sobre como o Google está interpretando o conteúdo do seu site.

O grau de importância de cada palavra-chave reflete a frequência com que ela é encontrada nas páginas do seu site. Clique em cada palavra-chave para ver uma amostragem das páginas em que ela aparece.

Esta página é importante para:

  • Conferir se o assunto que você quer destacar no seu site aparece como uma palavra-chave relevante. Se não apareceu, você precisa rever alguma coisa no seu conteúdo.
  • Conferir a ordem de importância das palavras-chave de seu interesse, quando existirem várias possíveis
  • Detectar se existem palavras-chave estranhas no seu site. Se aparecer por exemplo a palavra "Viagra" nessa lista, pode ser que o seu site tenha sido invadido ou que os comentários do seu blog estejam sendo infestados por comentários spam. 

Existem muitas outras funcionalidades a serem analisadas, mas iremos voltar ao assunto em outros post, detalhando algum aspecto. O importante agora é que você se familiarize com a Ferramenta para Webmasters e adquira o hábito de consultar o desempenho do seu blog ou site. É ali que você irá perceber se as ações feitas para otimizar o seu site estão dando resultados.

Para que você tenha mais dados para analisar é preciso que você publique no seu blog, então mãos à obra!


blog comments powered by Disqus