9 de junho de 2010

Por que começar com um blog?

Para quem assistiu o filme Karatê Kid, de 1984, a analogia vai ser fácil de entender. Se você não assistiu, estão lançando uma refilmagem desse clássico da Sessão da Tarde, para as novas gerações.
Antes de aprender karatê o pequeno Daniel teve que aprender a lavar os carros e pintar a casa do Sr. Miyagi. Antes  de dominar o processo de criação de sites, nada melhor que começar com um blog, para treinar.

Como criar e manter um blog pode ser útil nesse curso?



Criar um blog é fácil. Manter um blog é outra história. Muitos podem dizer que criar um blog é moleza, mas a taxa de mortalidade infantil de blogs deve ser uma coisa alarmante! Por isso, manter o seu blog com conteúdo novo, ficar atento a novas ferramentas que podem ser incorporadas, incrementar a otimização para sites de busca, fazer ele funcionar de verdade é um ótimo exercício para quem quer desenvolver sites. Se vira nos 30!

Um blog, como este no Blogger, não oferece muitos recursos, principalmente quando queremos melhorar o layout. Isso nos obriga a buscar templates diferentes. Mas para instalar um template novo, nos damos conta de que são necessários alguns conhecimentos de HTML e CSS.

Para fazer com que as pessoas visitem nosso blog precisamos saber divulgá-lo, aplicando técnicas de marketing, usando redes sociais, conseguindo links para o seu blog. Divulgar para a família não resolve!

E o conteúdo, o que escrever? Onde buscar inspiração? Tem que escrever todo dia? Calma! Aí entram as fontes selecionadas, organizadas no Google Reader (ver post anterior) para podermos ter acesso mais rápido. Mas por favor, capriche na ortografia, de preferência use um corretor ortográfico no seu navegador ao escrever no blog.

Se você conseguir posicionar alguns posts do seu blog na primeira página do Google, já está no caminho. Se ao mostrar seu blog para alguém, você ouvir algo do tipo "Nossa, nem parece um blog!", então já é meio caminho andado. Bom mesmo é quando você começa a ganhar dinheiro com os anúncios no seu blog.

Começar com um blog é um bom treino. Como ele é meio "quadrado" e não te dá muita liberdade de criação, vai exigir mais da sua criatividade e flexibilidade. Se você conseguir se sair bem mesmo com recursos limitados, depois fica muito mais fácil.

Comente como está sendo sua experiência. Tudo tranquilo até agora? Cadê sua produção?
blog comments powered by Disqus