7 de agosto de 2010

Instale o TweetDeck e assuma o controle

Quando você tinha um só email, uma conta no Orkut e o MSN, você era feliz e não sabia.

Hoje você tem vários emails, mais o Twitter, Facebook, blog, conta no Google, o Orkut novo, o Skype, o Gtalk, acompanha RSS pelo Google Reader, recebe e manda mensagens pelo celular, talvez por mais de um celular, o Twitter da sua empresa, o site da empresa, os emails da empresa, o blog que criou para sua tia.... enfim, é o caos!

Pelo menos para uma parte desse emaranhado de contas e perfis tem um cara que pode te ajudar:


Com ele você pode:

  • Controlar contas do Twitter, Facebook, Google Buzz, MySpace, LinkedIn e Foursquare.
  • Criar listas em colunas separadas, organizando mensagens, grupos de pessoas, pesquisas por palavra-chave.
  • Configurar um encurtador de URL para automaticamente encurtar os links que você quer divulgar.
  • Se conectar com o Gmail para mandar mensagens por email.
  • Agendar um horário para uma mensagem ser enviada para o Twitter, Facebook ou alguma das contas cadastradas.
  • mais um monte de coisas...
Sem mais enrolação, mãos à obra:

1 - Acesse o http://www.tweetdeck.com/ e no canto superior direito da tela clique em "Sign in - register" para fazer seu cadastro no site.


2 - Para fazer o seu registro a forma mais simples é informando sua conta no Twitter. Para isso localize na tela o quadro conforme a imagem abaixo e clique no botão "Sign in with Twitter".


3 - Você será direcionado para uma tela do Twitter solicitando a permissão para que o TweetDeck publique mensagens no seu perfil. Clique em "Allow"(permitir).


4 - Você irá retornar para o site do TweetDeck e já estará logado.

5 - O próximo passo é fazer o download do aplicativo para instalar no seu computador. Existem versões para PC, Mac, Ipod, Ipad e Linux. Para quem está acompanhando este post na aula do Curso de Internet da FAVENI, o TweetDeck já está instalado para você. Basta procurar o atalho para o programa na Área de trabalho do seu desktop. Se você não instalou ainda na sua máquina, vá até o site e faça o download do aplicativo. O TweetDeck roda como uma aplicação do Adobe AIR, então você será solicitado a fazer o download desta plataforma também. 

6 - Inicie o aplicativo na sua máquina. Você verá uma tela de boas-vindas, clique no botão "Get Started" para ir para o que interessa. Primeiro você precisa selecionar uma conta para iniciar o aplicativo. Clique no botão "Add a Twitter account" para começar adicionando a sua conta do Twitter.


7 - Preencha seu nome de usuário e senha de uma de suas contas no Twitter. Clique em "Submit".


8 - Na etapa seguinte o aplicativo sugere que você crie um cadastro no TweetDeck para poder sincronizar seus dados e configurações ao acessar o Tweetdeck de qualquer computador e também poder agendar o horário de envio de mensagens. Foi para isso que fizemos o cadastro no site antes, então clique no botão "I already have an account"(eu já tenho uma conta).


9 - Informe o email e senha que usou para se cadastrar no site do TweetDeck, no passo 2 deste tutorial. Se você se cadastrou com sua conta do Twitter, informe o email e senha do Twitter.


10 - Em seguida você verá a tela de trabalho do TweetDeck. Na aula iremos aprender com mais detalhes a usar esta ferramenta. Fique a vontade para explorar seus recursos!








blog comments powered by Disqus